clínica

psicoterapia

Para cada fase da vida, temos que ter um olhar, um cuidado e um acolhimento diferente. No Espaço Yaalom, oferecemos Terapia focada em cada uma das fases da vida, respeitando sempre a individualidade e a singularidade de cada paciente. Temos Psicoterapia para Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos.


PSICOTERAPIA DE CRIANÇAS

A psicoterapia infantil é um tratamento especializado para a abordagem das dificuldades emocionais, sociais e/ ou comportamentais de crianças. De acordo com o caso, utilizamos a Teoria Cognitiva Comportamental, a Psicologia Junguiana e/ou a Arteterapia. O envolvimento da família e da escola é fundamental para os ganhos terapêuticos da criança.


PSICOTERAPIA DE ADOLESCENTES

A adolescência é uma fase da vida em que os hormônios estão fervilhando e na qual ocorrem inúmeras mudanças físicas e psicológicas. Para a maioria dos adolescentes é uma fase difícil, repleta de questionamentos acerca de sua identidade e lugar no mundo. Nesta fase, muitas vezes aparecerem também, sintomas de ansiedade, nervosismo, stress, rebeldia, depressão e transtornos alimentares.

O objetivo da Psicoterapia de Adolescentes é promover um espaço seguro e sigiloso, no qual o adolescente se sinta confortável para falar e trabalhar as suas questões pessoais com uma profissional capacitada para este fim. A Psicoterapia auxilia o adolescente na construção de sua identidade, na melhora de seus relacionamentos dentro e fora da família, num maior equilíbrio emocional e na adaptação social. Capacita o jovem a reconhecer os seus sentimentos e pensamentos, obtendo um maior controle sobre si, adquirindo assim mais responsabilidade, autonomia e bem-estar.


PSICOTERAPIA DE ADULTOS

O objetivo da Psicoterapia é tratar de problemas, doenças ou dificuldades psicológicas. As pessoas também procuram a Psicoterapia para se conhecerem melhor e desta forma acabam atraindo pessoas e situações que têm mais haver com elas. As pessoas que se autoconhecem conseguem viver uma vida que tenha uma maior ressonância com o seu Eu interior e consequentemente mais prazerosa e gratificante. A Psicoterapia ajuda a pessoa a assumir o controle de sua vida e proporciona um maior bem-estar, equilíbrio emocional e mental. No Espaço Yaalom, a Psicoterapia é feita por psicólogos com especializações em várias áreas da psicologia. Isso permite com que eles tenham um arsenal maior, para a escolha e utilização de abordagem e técnicas mais adequadas para cada tipo de paciente.


PSICOTERAPIA DE IDOSOS

O objetivo principal da Psicoterapia de idosos é gerar um bem-estar físico, social e psicológico, aumentando assim a sua qualidade de vida. Apesar da existência de limitações próprias da idade, a terceira idade também pode ser uma fase produtiva. É muito comum, nesta etapa de vida, os idosos apresentarem sintomas de depressão e ansiedade, devido principalmente à solidão e as perdas sofridas. Entre essas perdas podemos citar: a perda de pessoas próximas, a perda da vida social ativa e a fragilidade da saúde. Outro objetivo da Psicoterapia para idosos é a orientação aos familiares que convivem com o idoso, a fim de proporcionar uma convivência mais harmônica no ambiente familiar. No tratamento com os idosos, os nossos psicólogos utilizam principalmente a Teoria Cognitiva Comportamental, a Psicologia Junguiana e a Arteterapia. A atenção com a saúde do idoso é de responsabilidade de todos os que são próximos a ele. VEJA EM NOSSO BLOG: OS OBJETIVOS DA PSICOTERAPIA PARA IDOSOS >

TERAPIA ATRAVÉS DO SOULCOLLAGE®

Uma modalidade de terapia, na qual utiliza-se a metodologia do SoulCollage® como base para a terapia. VEJA EM NOSSO BLOG: A PRÁTICA CLÍNICA DO MÉTODO DO SOULCOLLAGE® >

ARTETERAPIA

A Arteterapia utiliza a arte para fins terapêuticos. Ela faz uso de meios expressivos, como p. ex., a colagem, a pintura, o desenho, a argila, a tecelagem, a modelagem e a música. Pode ser praticada tanto por crianças como por adolescentes, adultos e idosos. Utilizamos também a Caixa de Areia em nossos atendimentos. A Arteterapia é ideal para quem tem dificuldade de falar e expressar seus sentimentos. E não se preocupe, pois não requer nenhuma habilidade artística! É importante que seja feita com um Arteterapeuta. VEJA EM NOSSO BLOG: O QUE É ARTETERAPIA? >

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL (PROFISSIONAL)

Trata-se de um processo realizado de forma dinâmica e interativa, privilegiando a participação ativa do adolescente e não somente a realização de testes e questionários. Procura-se neste trabalho, construir junto com o jovem uma escolha profissional consciente e vinculada a sua realidade pessoal e social.  O processo envolve o autoconhecimento e o levantamento dos interesses, aptidões e competências do jovem que nos procura. A Orientação Profissional pode também ser realizada em grupos no Espaço Yaalom ou em escolas.

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A avaliação Neuropsicológica tem por objetivo investigar as funções cognitivas e o comportamento. Trata-se da aplicação de técnicas de entrevistas, exames qualitativos e quantitativos das funções que compõe a cognição, abrangendo processos de atenção, percepção, memória, linguagem, raciocínio e funções executivas. O processo é realizado através de entrevista com os pais, sessões de avaliação e entrevista devolutiva.

PSICODIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A avaliação psicológica de crianças e adolescentes é um instrumento de investigação clínica no qual, por meio da utilização de jogos e brinquedos, o terapeuta procura estabelecer um vínculo com a criança, visando o diagnóstico do problema apresentado. É realizada também através de questionários para pais e professores e inventários, para a compreensão do funcionamento da criança em todos os seus contextos. Serve para nortear o tratamento e também avaliar os progressos da criança e suas respostas a ele.

Fazemos também avaliação psicológica de adultos para fins terapêuticos.

Av. Evandro Lins e Silva, 840 - sala 806
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER