blog

Crise e Equilíbrio Emocional em tempos da COVID-19

No campo da Psicologia, o conceito de crise é explicado como toda situação de mudança brusca a nível biológico, psicológico ou social, que exige da pessoa ou do grupo, um esforço extra para manter o equilíbrio emocional (wikipedia). É de suma importância, como iremos nos comportar frente a crise, pois essa também pode ser uma oportunidade de desenvolvimento, criação de novos equilíbrios e resiliência.

Num mundo frenético, aonde não era permitido parar, todos curvam-se perante a COVID-19 e são obrigados a isolar-se e ficar em casa. Em muitos casos, apesar do Isolamento Social, percebe-se uma reaproximação familiar pois todos os membros da família são obrigados a permanecer juntos 24 horas. Casais que estavam se separando têm que conviver sob o mesmo teto e pais que mal conheciam os seus filhos estão sendo obrigados a ajudá-los com as tarefas da escola (homeschooling),alimentá-los e brincar com eles.

Assim como as ostras, da sua adversidade fazem pérolas, temos que ter resiliência e conseguir transformar dificuldade em oportunidade. Devemos aproveitar o isolamento para encontrar a nossa saúde física e emocional. É hora de separar um tempo para si e seus entes queridos. Refletir sobre quem somos, quais os nossos valores e quais são as coisas mais importantes em nossas vidas. Fazer(online)aquele curso que sempre quisemos fazer, mas não tínhamos tempo, ler um bom livro, escutar uma boa música, ver um bom filme, estudar um instrumento musical, uma língua estrangeira ou qualquer outra coisa que seja importante para você!

Que possamos todos, sair desta melhores!

TANISE TERUSZKIN WIEDERMANN
Av. Evandro Lins e Silva, 840 - sala 806
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER