artigo

Crenças e Depressão

Crença é tudo que acreditamos como verdade. É o que definimos como certo e errado. As nossas ideias são moldadas desde que nascemos. Primeiro pelos nossos pais e pelas pessoas que cuidaram de nós, que nos apresentaram o mundo e depois pelos nossos professores, colegas e ambiente no qual vivemos. As crenças moldam a nossa visão de mundo.

Quando crescemos e adquirimos uma certa autonomia, podemos perceber que nem sempre temos uma visão de mundo condizente com a nossa essência. Isso porque muitas vezes as nossas crenças se baseiam em crenças de outras pessoas que já não tem nada ou muito pouco, haver conosco. Quando temos uma visão de mundo distorcida,não nos conhecemos e nem sabemos quais são os nossos valores. Se não sabemos quem somos, como saberemos aonde queremos chegar e qual a direção a tomar?

Nesse caso,muitas vezes, navegamos sem rumo e deixamos a vida nos levar...Como já dizia a canção de Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar (vida leva eu!)”. Em outros casos ficamos parados no meio fio, sem saber que rumo tomar...E no pior dos casos, acordamos um belo dia e já não conseguimos mais se levantar da cama,pois nada mais faz sentido...Esse é o caso de muitas depressões...O que fazer?

Nestas horas precisamos de ajuda profissional. De alguém que possa ver com objetividade e clareza pelo que estamos passando, mas que nem por isso seja frio, muito pelo contrário. Alguém que conheça todas as teorias psicológicas, mas que nem por isso se deixe dominar por nenhuma delas. Pois como bem dizia Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. De alguém que tenha bastante empatia para enxergar a nossa essência e que sirva de espelho para nos devolver a nós!

Quando as pessoas se encontram em depressão, tudo se torna escuro e elas não conseguem enxergar nenhuma saída. Precisam de alguém que lhes dê a mão e ilumine o seu caminho até que possam andar sozinhas. Precisam de ajuda para recuperarem o sentido de suas vidas. Enfim, essas pessoas necessitam de ajuda para encontrar um sonho, um desejo ou um motivo que as faça querer levantar da cama todos os dias.

TANISE TERUSZKIN WIEDERMANN
+55 (21) 99916-9705
Av. Evandro Lins e Silva, 840 - sala 806
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER